quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AMIZADE DE FUTEBOL É PARA SEMPRE

PELADEIROS DA VILA


















Na semana passada fui à Paranavaí, cidade da região noroeste do meu querido Paraná, da qual sou egresso, passar o natal com minha mãe e familiares. Sabem quem estava lá também? O Miranda, excelente zagueiro do SPFC e, quiçá, da Seleção. Teve pelada beneficente e tudo! Mas não deixei por menos. Reencontrei os amigos dos velhos tempos e entre uma cerveja e outra, nossa pelada também foi marcada para segunda, 27/12, já que retornaria a São Paulo na manhã de 28. Fazia muitos anos que não via a maioria deles e com alguns tivemos que nos reapresentar. Havia três categorias bem distintas entre nós: os barrigudos, os sem cabelos e os com cabelos brancos. Felizmente eu me incluo nesta última. Mas havia também as subcategorias: os barrigudos sem cabelos, os barrigudos com cabelos brancos, etc. Meu irmão que agora mora em Ouro Fino(MG) também estava lá. Quando jogava entre os juvenis em Paranavaí era conhecido como "Garrincha", mais pelas pernas tortas que pelo futebol, embora ele jogasse bem. Desta vez ficou de fora por estar fora de forma, mas deixou a promessa de que no final de 2011 vai dar show lá. Estavam presentes Marquinho Barrela no gol(literalmente fechou a meta), Flor, Mancha, Batata(que antigamente era Coruja), Dil, Luis Neto, Cidinho, Batatinha, Branco, Amaral, Moreira, Juarez, entre outros. O pessoal tem uniforme e tudo, impressionou-me a organização e a dedicação deles, em todos esses anos não deixaram de jogar seu futebol. Havia um uniforme verde e outro preto e branco e é claro que optei pelo alvi negro. E me dei bem, vencemos por 3x1 sendo que o primeiro gol do jogo foi um golaço de cabeça, com toda a modéstia, meu, recebendo um lançamento milimétrico do Luis Neto. Quando a partida estava 2x0 para o nosso time, o Batatinha mostrou que não perdeu a categoria e fez um golaço com direito a cavadinha e tudo. Mas no final todos saímos ganhando. Emocionou-me a receptividade que meu irmão e eu tivemos depois de tantos anos e também por ver que a amizade que começou nos campinhos de futebol da Vila Operária permanece nos corações de todos nós!